BELEM




O cenário é marcado por igarapés, pelo sorriso dos habitantes e uma hospitalidade sem igual. Assim é Belém, a capital do Pará. A riqueza da cidade diferencia-se pelas cores e sabores, provando a importância da miscigenação cultural na região. Às margens da Baía do Guajará, uma estrutura de ferro chama a atenção: é o Mercado de Ver-o-Peso, construído em metal no século XIX. Nesta viagem pelo melhor da região Norte é indispensável citar que a cidade é conhecida como o Portal da Amazônia.

Belém tem um estilo próprio e oferece ao turista opções variadas de atrações, tanto naturais como culturais e históricos. Não há quem não se encante pela fauna e flora, pelos palácios e praças, pelas igrejas, comércio, bosques... A capital paraense é assim, irresistível! Nada melhor do que começar o passeio por Belém no marco da fundação da cidade, o Forte do Castelo, antes conhecido como Forte do Presépio. Seguindo pelo caminho das descobertas, outro local de muita importância para a cidade é o Mercado Ver-o-Peso, criado pelos portugueses em meados de 1688 e que hoje desperta a curiosidade de todos os turistas. Em pouco tempo passeando, o visitante percebe a riqueza histórica e cultural do lugar e os cuidados com os pontos turísticos da cidade, como é o caso do Teatro da Paz, considerado o mais importante do Estado do Pará, o Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, ícone da arte moderna de Belém, entre outros.

Estação das Docas - Foto: Paula Sampaio

Um dos pontos que chama a atenção do turista é a facilidade que a cidade tem em unir diferentes atrativos em um mesmo lugar. Um exemplo claro dessa mistura é o Parque da Residência, antes moradia dos governadores e hoje um complexo cultural e de lazer, com lojas, lanchonete, teatro e barracas típicas. Outros dois locais muito procurados pelos visitantes por reunir história e infra-estrutura são o Complexo Estação das Docas e o Polo Joalheiro. Agora, se o turista busca por tranquilidade total, a dica é conhecer o Bosque Rodrigues Alves e o Mangal das Garças.
Fonte: Prefeitura de Belém

0 comentários: