BUZIOS

A fama de Búzios começou nos anos 60, quando a atriz Brigitte Bardot, no auge de sua carreira visitou o balneário, então uma bucólica vila de pescadores. A atriz nunca mais voltou à cidade, apesar dos insistentes convites feitos pelo verdadeiro porta-voz do município, o jornal ?Perú Molhado?. Nem para inaugurar a estátua de bronze que ganhou na orla que levou seu nome, la Bardot se dignou a pôr os pés para receber as homenagens de seus milhares de súditos órfãos. Mas a cidade cultua sua imagem e sua lembrança com o mesmo carinho.

A partir daí, foram chegando argentinos, franceses, paulistas, cariocas, mineiros, que foram se estabelecendo no lugar com seus negócios, pousadas, hotéis, restaurantes, butiques. Pouco a pouco Búzios foi se projetando até conquistar a fama internacional que ostenta hoje. Hoje, pelo ranking da Embratur, é a sétima cidade brasileira mais visitada por turistas estrangeiros.Seu território é uma península na projeção mais ocidental do estado fluminense, com mais de 20 praias, algumas delas traçadas em preguiçosas meias-luas, e mar de águas límpidas. Um dos seus points mais badalados é a Rua das Pedras, onde se concentram butiques, galerias de arte e restaurantes, ao longo de mais de 600 metros de muita agitação noturna e desfile de gente jovem e bonita. Sua famosa culinária é de categoria internacional, da mesma forma que seus charmosos restaurantes.

Ser uma aldeia de pescadores com características de um resort francês faz de Búzios um lugar único, onde mais de 60 nacionalidades estão reunidas. Xodó de cariocas bem postos, localizada a 176 km do Rio de Janeiro, a 596 km de São Paulo e a 610 km de Belo Horizonte, Armação dos Búzios desperta a atenção de turistas brasileiros e do mundo inteiro para suas praias, belezas naturais e vida noturna agitada. São mais de 300 hotéis e pousadas e mais de 50 restaurantes na cidade que possui 20 mil habitantes.

Muito procurada por amantes do mergulho e por aqueles que querem se iniciar na prática, Búzios possui praias paradisíacas, onde o visitante tem a opção de escolher aquela que mais se adeqüa aos seus gosto e estilo. Consideradas o lazer nº 1 do município, elas têm como principais características suas águas claras e cristalinas. Azeda, Azedinha, Geribá, João Fernandes, Tartaruga, Brava, Ferradura são algumas das 23 opções de praias que o visitante pode desfrutar na cidade. Uma boa opção para se conhecer as praias da cidade é o passeio de catamarã, que passa por oito praias e três ilhas.

Além de ser um ótimo destino para quem quer curtir o mar, Búzios é um verdadeiro paraíso para quem pratica e gosta de esportes náuticos, pois tem condições climáticas que favorecem a prática do surf, windsurf, esportes de vela, entre outros. Além do vento leste que é ideal para estes esportes, Búzios é premiado com sol quase o ano todo. Não é à toa que frequentemente o balneário é escolhido para sediar campeonatos nacionais e internacionais esportivos. Algumas competições já são tradicionais, tais como: o Rei de Búzios (desafio de windsurf que já teve quatro edições) e a Búzios Sailing Week (competição de vela para barcos de oceano e monotipos).

Em Búzios o turista encontra diversas opções de lazer que vão além das praias e das belezas naturais. Diversas lojas de grifes nacionais e internacionais se misturam a galerias de arte e ao artesanato local. A charmosa Rua das Pedras e a Orla Bardot são dois dos principais points da cidade que reúnem excelentes restaurantes, galerias, boates e lojas de marca.

Além de todos os atributos naturais e charmosos, um dos principais atrativos de Búzios são as esculturas de bronze localizadas na orla da Praia da Armação. Na Orla Bardot está a de Brigitte Bardot e na continuação da Praia da Armação estão a do ex-presidente da República Juscelino Kubistchek e dos Pescadores de Búzios.

Para quem curte o turismo religioso, uma boa opção é a Capela de Nossa Senhora Desatadora dos Nós, que fica em Manguinhos, por onde já passaram mais de 500 mil pessoas, além da Igreja de SantR17;Ana, que foi construída em 1740 e é considerada um dos principais pontos turísticos do município.

Um outro atrativo da cidade são os eventos. Búzios conta com uma programação de eventos que movimenta a cidade durante o ano todo. Já fazem parte da programação o Búzios Jazz & Blues (que acontece sempre em julho) e o Festival de Cinema (que acontece em novembro). Além destes eventos, a secretaria de Turismo de Búzios está investindo na gastronomia da cidade, e em julho deste ano realizou o Degusta Búzios, que teve a temática de frutos do mar. Com o sucesso do festival, a secretaria pretende realizar ainda este ano, em dezembro, o 2º Degusta Búzios, que desta vez terá a temática de sabores do mundo.

Roteiro das praias de Búzios:

Armação: Águas calmas, muito procurada por aficionados dos esportes a vela.
Azeda: O lugar pode ser considerado como uma pérola de Búzios. A água dessa praia é ideal para o banho, pois é transparente. Conta também com paredões rochosos, e um casarão colonial, que é bastante admirado pelos turistas.
Azedinha: Com apenas 50 metros, é quase uma continuação da Praia da Azeda. O local é propício a banhos, à pesca de mergulho, junto aos rochedos que circundam essa bela praia de Búzios.
Brava: A Praia Brava recebeu esse nome por causa de suas fortes ondas, uma das mais fortes em Búzios. Com 500 metros de extensão, a praia também é famosa por suas areias escuras e finas.
Ferradura: Point de celebridades que visitam o lugar, o nome lembra o seu formato. De águas límpidas, muito procurada para banho e esportes náuticos. Escolhida pela Embratur como uma das 10 praias mais bonitas do Brasil.
Ferradurinha: De águas tranqüilas e beleza exepcional pelo formato e o aspecto que lembram o de uma piscina natural represada pelos dois extremos da Ferradurinha e Boca da Farra.
Foca: Deve seu nome a uma foca de verdade que certa época apareceu em suas águas. Águas tranqüilas.
Lagoinha: Caracterizada por formações rochosas e águas represadas em piscinas naturais, com fauna e vegetação típicas.
Tartaruga: De águas calmas, com belos corais, ponto preferido dos adeptos do mergulho, e muito procurada por escunas.
Geribá: Certamente a mais badalada, em mar aberto, própria para a prática de esportes náuticos.
João Fernandes: Com muitos restaurantes, é uma das mais frequentadas, por sua comodidade e o belo visual que oferece da Ilha Branca, marcada pelo farol de sinalização.
João Fernandinho: Praia pequena, com muitas pousadas e hotéis cinco estrelas, território preferido dos ricaços e endinheirados.
Tucuns: Por sua posição em mar aberto e sempre agitado, é pouco procurada. Por isso, é quase intata.
Canto: Belíssimas casas de veraneio, bares charmosos e pousadas confortáveis dominam o cenário desta simpática praia de águas transparentes.
Forno: De areias vermelhas e águas permanentemente muito frias, em contraste com os ventos quentes que a cortam, fenômeno que explica a inversão térmica de suas águas alimentadas por correntes da Antártica.
Olho de Boi: Imensos paredões de rocha escondem esta praia, de águas muito azuis e transparentes, que apesar de frias são muito procuradas para banhos.
Ossos: Considerada o marco da história de Búzios. Aí aportaram os imigrantes que iniciaram o processo de ocupação comprando, reformando e construindo os imóveis que transformaram Búzios no balneário famoso de hoje. Ideal para a prática de esportes náuticos e pesca de mergulho.
Rasa: Paraíso dos praticantes de windsurf, com vegetação rasteira.

Turisnews

0 comentários: