PERNAMBUCO

LITORAL PERNAMBUCANO

No rosário de praias paradisíacas do litoral brasileiro, Pernambuco insere várias contas. E todas elas estão ao alcance do visitante de Recife, que dificilmente gastará mais de uma hora, de carro, para alcançar a mais distante delas. Aliás, esta é um das vantagens de Pernambuco: tem um litoral de 180 quilômetros de praias que podem ser desfrutadas em poucos dias sem que o turista perca sua base, Recife.
O mar, ora verde, ora azul-turquesa, banha os arrecifes que deram nome à capital pernambucana, forma caprichosamente baías e enseadas de todos os tamanhos e chega às vilas de pescadores onde a calma parece eterna. Ao norte da cidade, não se deve deixar de ir a paraísos como Coroa do Avião (uma ilhota cheia de bares e gente bonita em frente ao forte Orange, na Ilha de Itamaracá); Maria Farinha, a 28 quilômetros da capital (tem boa infraestrutura de hotéis e restaurantes) e Ilha de Itamaracá, com 15 praias, a 49 km de distância.
Na rota entre o porto de Recife e a Ilha de Itamaracá estão sepultadas, no fundo do mar, várias embarcações, verdadeiro tesouro para quem gosta de mergulhar. Ao sul estão Gaibu e Calhetas (a 35 quilômetros), Porto de Galinhas (a 58 quilômetros), Serrambi (a 67 quilômetros) e Sirinhaém (a 75 quilômetros). Porto de Galinhas é um dos principais pontos de atração no litoral pernambucano. São 12 quilômetros de praias de águas mornas e quase sem ondas. Maracaípe, uma delas, é o paraíso dos surfistas pernambucanos. Há vôos de ultraleve, para quem gosta de ver do alto o mar e os coqueirais.
Passeio para não se apagar da memória é uma ida às piscinas naturais, nos arrecifes ao longo da costa de Porto de Galinhas. As piscinas aparecem quando a maré baixa e se transformam em aquários com peixes de todos os tamanhos e cores. ÿ possível alcançá-las em barcos de pesca e jangadas, em passeios que não custam caro. Os pescadores oferecem ração para os turistas darem para os peixes e dizem que ?se eles não vierem comer na sua mão, não precisa pagar a viagem?. Porto de Galinhas tem uma excelente infraestrutura turística, com belos hotéis.
Jornal TuriNews - Edição 6

0 comentários: